Após fechamento para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira, dia 1º de Maio, feriado pelo Dia do Trabalhador, agências bancárias reabrem na sexta-feira (02/05). Isto é, o atendimento ao público nos bancos segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que no feriado do dia 1º de Maio as compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED. Já o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado (1/05) poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2/05, sexta-feira, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, segundo a Federação de Bancos, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, as lojas do comércio do centro de Feira de Santana estarão fechadas nos dias 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, quinta-feira, no sábado e no domingo.
Portanto, as lojas estão autorizadas a abrir apenas na sexta-feira, dia 2 de maio, assim como as agências bancárias. Contudo, a Fecomércio, entidade sindical que representa os patrões, recomenda que os estabelecimentos comerciais funcionem até as 16h.
Ainda segundo a prefeitura, os shoppings centers e o comércio dos bairros funcionarão normalmente em todos os dias do período citado. As prerrogativas que constam na CLT deverão ser respeitadas.
Já na na segunda-feira, o comércio vai abrir normalmente.
Fonte Acorda Cidade